Harry Potter e as Relíquias da Morte

Gênero: Aventura 

Tempo de Duração: Cerca de 2h e 30min cada parte           

Filmagens: Fevereiro de 2009 a junho de 2010
Ano de Lançamento (EUA): Novembro de 2010
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento: US$ +250 milhões
Arrecadação: -
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves
Produção: David Heyman
Música: Alexandre Desplat
Com: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson

 Sinopse

“Harry foi sobrecarregado com uma tarefa sombria, perigosa e aparentemente impossí­vel: localizar e destruir as Horcruxes restantes de Voldemort. Harry nunca se sentiu tão solitário, ou encarou um futuro tão cheio de escuridão. Mas Harry deve, de alguma forma, encontrar dentro de si a força para completar a tarefa a qual lhe foi dada. Ele tem que deixar o aconchego, segurança e companhia da Toca e seguir sem medo ou hesitação o caminho inexorável que o aguarda…

Nesta última e sétima parte da série de Harry Potter, J.K. Rowling revela de maneira espetacular as tão ansiosamente esperadas respostas de muitas perguntas. A encantadora e abundantemente criada narrativa que empolga, entrelaça e muda num ritmo de tirar o fôlego, confirma a autora como uma mestra da narração, cujos livros serão lidos vezes e mais vezes.“Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros. A Ordem da Fênix está vindo levá-lo embora com segurança sem o conhecimento de Voldemort e seus seguidores – se conseguirem. Mas o que Harry fará depois? Como ele pode cumprir a momentânea e aparentemente impossí­vel tarefa que o Professor Dumbledore deixou?”

 

Conhecendo o Elenco

 

 

Com contrato assinado e oficializado até o final da saga, o trio de atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson retornam às filmagens para assumir os papeis de Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. Outros atores jovens que voltam para o sexto filme da franquia são Tom Felton (Draco Malfoy), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Bonnie Wright (Gina Weasley). Brendan Gleeson na pele do corajoso Auror Alastor Moody tem volta garantida, assim como David Thewlis como o lobisomem mais querido do cinema Remo Lupin e o atrapalhado Dobby na voz de Toby Jones. O traidor Pedro Pettigrew vivido por Timothy Spall filma em seqüência o último filme, logo depois de uma pequena participação em Enigma do Príncipe. Geraldine Somerville retorna como a inteligente Lilian Potter, Richard Griffiths como tio Válter e Miriam Margolyes como a dedicada professora Sprout. Estreando na saga teremos Michelle Fairley (como mãe da nossa querida Mione), Helen McCrory (Narcisa Malfoy), Steffan Rhodi (Reg Cattermole), Domhnall Gleeson (Gui Weasley), e Andy Linden (Mundungo Fletcher).

 

 

 

Conhecendo a equipe técnica

Depois dos dois últimos filmes serem comandados por ele, David Yates retorna para Relíquias da Morte como o único diretor da franquia honrado com mais dois filmes; David Yates será o primeiro diretor de quatro filmes da série. No roteiro, Steve Kloves substitui o criticado Michael Goldenberg e vem com ânimo para um sétimo filme dividido em até três partes! É claro que, David Heyman, o idealizador e pioneiro patrocionador da franquia mantém o posto na produção juntamente com David Barron. A produção artística do filme fica no comando genial de Stuart Craig (também envolvido na produção do parque temático O Mundo Mágico de Harry Potter). E a seção de edição fica a cargo de Mark Day. O compositor Nicholas Hooper cede a batuta da trilha sonora ao Alexandre Desplat. Paul J. Franklin, que está na série desde a Ordem da Fênix e tem indicação ao Oscar, e também Tim Burke, que foi indicado ao Oscar por criar Bicuço no Prisioneiro de Azkaban e trabalha na série desde a Câmara Secreta, ficam responsáveis por parte do efeitos visuais, que serão essenciais neste filme, em especial em sua segunda parte. A francesa Jany Tamime, presente na série desde Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, será a figurinista e Eduardo Serra será o diretor fotográfico.

 

Conhecendo a Equipe técnica

 


David Heyman
Produtor
David Barron
Produtor
David Yates
Diretor
Steve Kloves
Roteirista
Alexandre Desplat
Compositor
Stuart Craig
Diretor de Arte
Eduardo Serra
Diretor de Fotografia
Jany Temime
Figurino
Mark Day
Edição

 

 

 

 

Desenvolvimento

Uma adaptação de duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte foi planejada. O filme está pautado para ser dividido em dois, com David Yates, que dirigiu os dois filmes anteriores, dirigindo ambas as partes. A primeira parte será lançada em novembro de 2010, e a segunda em julho de 2011. Os filmes serão gravados ao mesmo tempo, e tratados como se fossem um só filme. A ideia de dividir os filmes esteve à tona desde meados de 2007, mas só foi considerada como série depois de que o produtor David Heyman conseguiu conversar com o roteirista Steve Kloves quando a Greve dos Roteiristas dos EUA de 2007-2008 terminou e Heyman teve a aprovação de Rowling.

De acordo com o executivo da Warner Bros. Alan F. Horn, isso dará “uma hora e meia extra para celebrar o que esta franquia tem sido e fazer jus a todas as palavras e ideias na incrível história.” Heyman descreveu os trabalhos por trás da divisão: “Relíquias da Morte é tão rica, a história é tão densa e há tanto a ser resolvido que, depois de discuti-lo com [Rowling], chegamos à conclusão de que as duas partes eram necessárias.” Devido à greve da Associação dos Roteiristas, Kloves não pôde começar o trabalho no roteiro até que ela terminou. A filmagem é antecipada para começar em fevereiro de 2009, e durará na maior parte daquele ano.

Antes de David Yates ser oficialmente escolhido para dirigir o filme, outros haviam expressado interesse no trabalho. Alfonso Cuarón, diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, disse que fora “tentado” a voltar a dirigir. Guillermo del Toro, que optou por não trabalhar em Prisioneiro de Azkaban, expressou interesse em dirigir Relíquias da Morte, mas a sobrecarga de trabalho o tirou do projeto.

Embora Yates tenha mantido o compositor Nicholas Hooper para Enigma do Príncipe, John Williams, que compôs as trilhas para os três primeiros filmes, expressou interesse em voltar para compor para o filme, e Hooper não foi confirmado.

Yates e Heyman mencionaram que alguns eventos deste filme afetaram no modo de escrita do sexto.

 

 

Filmagens

A pré-produção começou em 26 de janeiro de 2009, e as gravações, em 19 de fevereiro de 2009 nos Estúdios Leavesden, onde os anteriores seis filmes foram filmados, e nos Estúdios Pinewood. Eduardo Serra é o diretor de fotografia. Yates disse que esse filme será filmado “com muitas câmeras portáteis. Quero balançar as coisas toda vez que entramos nesse mundo. Gosto de experimentar coisas à medida que avançamos.”

Durante a produção em Leavesden, o dublê de Radcliffe, David Holmes, sofreu uma série lesão na coluna enquanto filmava uma sequência aérea. Holmes caiu depois de uma explosão que fazia parte da cena.

 

 

 

Calendário das Filmagens

  • Primavera de 2009: Início das filmagens de RdM: Parte II.

  • Junho/julho de 2009: Jason Isaacs inicia suas gravações como o Comensal da Morte Lúcio Malfoy para a primeira parte de HP7.

  • Maio de 2009: Gravação de cenas na locação do Chalé das Conchas no Cais de Pembroke, condado de Pembrokeshires, País de Gales.

  • 17 de abril de 2009: Tom Felton grava suas primeiras cenas como Draco Malfoy.

  • 8 de abril de 2009: Matthew Lewis grava suas primeiras cenas como Neville Longbottom.

  • 19 de fevereiro de 2009: Início das filmagens de RdM: Parte I.

  • 26 de janeiro de 2009: É dada a largada para a pré-produção do sexto filme. Emma Watson faz sessão de fotos de teste nos Estúdios Leavesden.

  • 2009: a equipe técnica do último filme, estará filmando ambas as partes durante todo o ano que antecede HP7: Parte I.

  • Final de 2008: Segundo rumor lançado pelo The Scotsman, as filmagens da sétima adaptação cinematográfica iniciaram ainda em 2008 no distrito de Lochaber.


Harry Potter